Física Moderna

Laboratório Virtual de Física Moderna


Para acessar as simulações (applets), clique sobre a imagem da simulação desejada.
A simulação abrirá ou no próprio blog ou em uma nova janela.
As simulações encontram-se em ordem alfabética.



Photoelectric Effect
Click to Run

Efeito Fotoelétrico
Observe como a luz incidente sobre um metal arranca elétrons. Realize virtualmente o experimento que revolucionou a Mecânica quântica, através do qual, Einstein sugeriu que a luz se comporta como partícula (posterormente denominado de fóton pelo físico-químico americano Gilbert Lewis).




Quantum Tunneling and Wave Packets
Click to Run

Efeito Túnel e Pacotes de Ondas



Blackbody Spectrum Screenshot

Espectro de Corpo Negro
Você sabia que todos os corpos irradiam ondas eletromagnéticas? Compare o espectro de radiação de corpo negro do Som com o da luz visível. Compare os espectros de radiação do Sol, de uma luz incandescente, da Terra e de um forno. Verifique como o comprimento de onda  e a intensidade do espectro variam com a temperatura. Visualize a cor do pico da curva espectral.




Quantum Bound States
Click to Run

Estados Quânticos Ligados





Experimento de Michelson-Morley


cloudchamber

Câmara de Bolhas


Mais applets de Física Moderna
Espalhamento de Rutherford



Amostra de applet:

Em 1908, o físico americano Robert Andrews Millikan, realizou um experimento relativamente simples, que pode ser reproduzido na simulação abaixo, de equilibrar gotas de óleo (carregadas) em um campo elétrico de intensidade ajustada, que lhe permitiu determinar a carga do elétron, e = 1,602 x 10−19 C.
Esse experimento, juntamente com experimentos sobre o efeito fotoelétrico renderam a Millikan o Prêmio Nobel de Física de 1923.
Realize você próprio, no applet abaixo, o famoso experimento de Millikan. Para maiores detalhe, vá para a página Experimento de Millikan.

Robert A. Millikan

Mais...


Sites interessantes