Eletromagnetaismo


O eletromagnetismo é o estudo dos campos elétrico e magnético produzidos por cargas elétricas e a interação desses campos com essas cargas.

Para acessar as simulações (applets), clique sobre a imagem da simulação desejada.
A simulação abrirá ou no próprio blog ou em uma nova janela.
As simulações encontram-se em ordem alfabética.




Campo Elétrico e Força sobre Carga





Campo Magnético e Força sobre Carga




Capacitor Lab
Click to Run

Capacitor Plano
Explore o funcionamento de um capacitor! Altere o tamanho das placas, a distância entre elas e introduza um dielétrico (material isolante) entre as placas. Observe então como varia a distribuição de cargas nas placas. Meça o potencial e o campo elétrico entre as placas.



Circuit Construction Kit (DC Only)
Click to Run

Circuitos de Corrente Contínua
Construa o seus próprios circuitos elétricos contendo: fonte de força eletromotriz (bateria), resistência, lâmpada elétrica, e fios condutores. Meça valores de voltagem e corrente elétrica e verifique a coerência nos valores dessas medidas, por exemplo, verificando a lei de Ohm, ou as leis de Kirchhoff.



Circuit Construction Kit (AC+DC)
Click to Run

Circuitos de Corrente Contínua e alternada




Circuitos Elétricos Virtuais



Balloons and Static Electricity
Click to Run

Eletricidade Estática
Porque o balão gruda na blusa de lã? Atrite o balão na blusa e observe o que acontece quando você o aproxima da parede (eletricamente neutra) e, posteriormente, da própria blusa. Carregue também dois balões e observe o que acontece quando eles são aproximados um do outro.



Generator
Click to Run

Gerador de Eletricida
Obtenha eletricidade usando apenas uma barra magnética (ímã)! Descubra como usar o ímã e uma torneira para gera eletricidade, através de um princípio semelhante ao de uma hidroelétrica.




Magnet and Compass
Click to Run

Ímã e Bússola
Você já se perguntou porque a agulha da bússola aponta sempre para o Polo Norte terrestre? Explore a interação entre uma bússola e um ímã magnético. Adicione a Terra (isso só é possível de ser feito em uma simulação virtual!) para encontrar a resposta. Varie a intensidade magnética do ímã e verfique as variações no espaço dentro e fora do ímã. Usando o medidor de campo magnético, verifique com a intensidade do ímã varia em torno do ímã e da Tera.



Magnets and Electromagnets
Click to Run

Ímãs e Eletroímãs
Explore a interação entr euma bússola e um ímã. Descubra como você pode uar uma bateria e um fio condutor para fazer um ímã. Este ímã é denominado eletroímã. Você pode fazer um eletroímã mas forte? Você pode inverter a polaridade do seu eletroímã?






Indução





Este applet permite determiner a razão e/m de uma particular carregada a partir de medida da deflexão da particular em campos elétrico e magnético cruzados e também em campos elétricos ou magnéticos “puros”, realizando experimento semilar ao realizado por Thomson.





Polaridade da Molécula
Clique para Rodar

Polaridade da Molécula
Alguns conceitos de Física e de Química se confundem. Poaridade é um conceito físico, aqui aplicado para uma molécula. A polaridade consiste de das cargas, uma positiva e a outra negativa, de mesma intnsidade, separadas por uma distância finita. Matematicamente, o módulo da polaridade é dada por p = qd, sendo q e d os módulos da carga e da distância entre as cargas, respectivamente., 




Aguarde mais applets!